Pesquisar este blog

sábado, 27 de agosto de 2011


16/01/2010 às 01h34m - Atualizado 16/01/2010 às 01h38m Flamengo sem fronteirasTodo mundo em algum momento da vida já ouviu, ou até mesmo presenciou com os próprios olhos aquela história de que o Flamengo não tem fronteiras. Quem nunca viajou para uma cidadezinha do interior, desconhecida, com uma população mínima e ainda assim, lá estava alguém vestindo o manto? Não importa a cidade, o estado, ou o país. Sempre existe uma camisa vermelha e preta que identificamos de longe e que nos dá a sensação de estarmos "em casa" e na presença de amigos.

Aproveitando o período de festas de final de ano e também de férias, resolvi tirar uns dias para viajar. O destino? Argentina. Sempre tive vontade de conhecer o país dos nossos hermanos e não pude escolher outro lugar para ir nessas férias. Resolvi enfrentar o meu pavor do avião, arrumei as malas e lá fui eu.

Epa... Mas aqui é o site do Flamengo... Por que eu estou falando sobre a minha viagem? Ainda mais para a Argentina, que são os nossos maiores rivais quando se trata de futebol! Certo? Bom... Mais ou menos. Essa história de ódio já ficou para trás. É lógico que a rivalidade entre as nossas Seleções é normal e até mesmo sadia, mas, repetindo as palavras de um argentino que ouvi por lá: Se não fosse pelo futebol, brasileiros e argentinos seriam loucamente apaixonados. E é verdade.

No tão famoso país do tango, encontrei muitos turistas daqui. Os brasileiros lotavam as ruas de Buenos Aires e eu não consegui contar o número de camisas Rubro-Negras que via desfilando por lá. E quem disse que os Argentinos olhavam de cara feia para o manto? De maneira nenhuma. Além do sorriso no rosto, por muitas vezes ainda ouvia alguém com um sotaque pra lá de "Portunhol" cantando: "Tú és equipo de tradição... Raça, amor e paixão ... Oh meu Mengo!"

Dizem que nós só damos valor ao nosso país quando estamos fora dele, mas a verdade não é essa. O que acontece é que nos sentimos orgulhosos por vermos pessoas de outras nacionalidades admirarem tanto o lugar que nascemos. E esse orgulho é ainda maior quando a admiração chega ao futebol. Quem não fica todo bobo quando escuta em outro país alguém falando do Flamengo?

A Nação é assim, ela encanta e apaixona os amantes do futebol espalhados ao redor do mundo. Nosso escudo e a nossa torcida são tão apaixonantes que esse amor ultrapassa todas as fronteiras. No país do tango e dos loucos por Maradona, foi muito legal ver como tem também argentinos amantes do samba, cerveja, caipirinha e Flamengo

Nenhum comentário:

Postar um comentário